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Arquitetos: Mário Martins Atelier
- Ano: 2021
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Fotografias:Fernando Guerra | FG + SG
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Fabricantes: Areniscas Rosal, Ariostea, AutoDesk, Fassa Bortolo, Secil
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício Santa Maria situa-se na parte alta e no ainda recente tecido urbano da cidade de Lagos. O amplo lote permite a implantação de uma piscina, terraços exteriores e de espaços ajardinados envolventes ao edifício. Este caracteriza-se por uma forma robusta, de base paralelepipédica, atravessado por rasgos horizontais, negativos onde se desenvolvem amplas varandas / terraços complementares aos 36 apartamentos do edifício, desenvolvidos em 6 pisos, onde o branco, pintado sobre o reboco, é claramente dominante, pela leitura dos planos rasgados dos terraços suspensos que circundam o edifício.
O cinza-esverdeado vem da pedra natural arenisca, presente no embasamento / piso 0, muros envolventes e planos diversos, que pela sua grande porosidade e sobriedade, oculta a sua presença, para soltar visualmente o edifício, dotá-lo de uma maior elegância e evidenciar um certo rigor geométrico.
Ainda assim, a marcação de cada piso não lhe retira o seu caráter, como um todo, e a sua composição arquitetônica, a lembrar um paradoxal classicismo patente no edifício: o embasamento, desenvolvimento e o remate, que lhe é conferido pela forma da cobertura inclinada.
A entrada no edifício é efetuada através de dois átrios, com um núcleo vazado, que culmina na claraboia no topo do edifício, que banha de luz natural as galerias que envolvem e estruturam este vazio e, assim, iluminam natural e generosamente os acessos e entradas de todos os apartamentos, destinados a habitação preferencialmente de caráter permanente. O vazio acentua uma fluidez visual em todo o miolo do edifício. A profundidade das varandas / terraços estimulam a vivência no exterior e o desfrutar, com alguma intimidade, de um clima ameno e das vistas sobre a cidade.
O Santa Maria é um edifício, que gozando de uma grande privacidade, é simultaneamente dotado de urbanidade, por estabelecer um compromisso com o espaço publico e um encadeamento com a envolvente. É próprio do Sul, da agitação urbana, das sombras, dos pátios, mas também da intimidade dos espaços, por onde se espreita e se perde o nosso olhar.